domingo, 14 de setembro de 2008

FOCO 30 : O SEPARATISMO EM ACEH, NA INDONÉSIA !

O mapa acima se refere à Indonésia, e a uma região do país que almeja sua independência.


O mapa acima mostra onde se localizam, respectivamente Indonésia, e Aceh.

Caro(a) leitor(a), o texto abaixo, é resultado de uma tradução feita pela internet, no tradutor do google. Caso tenha algumas expressões fora de sua coerência em português, favor reconsiderar.

Aceh, é um
território especial da Indonésia, localizada no extremo norte da ilha de Sumatra. Its full name is Nanggröe Aceh Darussalam . O seu nome completo é Nanggröe Aceh Darussalam. Passado grafias de incluir o seu nome Acheh, Atjeh e Achin.
Pensa-se que tenham sido em Aceh onde o Islão foi estabelecido pela primeira vez no Sudeste da Ásia. No início do século XVII Sultanato de Aceh foi a mais ricos, poderosos e cultivado no estado Malaca Estreito região.


Aceh tem uma história de independência política e feroz resistência ao controle por estranhos, incluindo o ex-neerlandês colonos e do governo indonésio. Aceh tem substancial dos recursos naturais, incluindo petróleo e gás - algumas estimativas colocar Aceh reservas de gás como sendo as maiores do mundo. Relativa à maior parte da Indonésia, trata-se de uma religiosamente conservadora região.
Aceh foi o ponto mais próximo da terra para o epicentro do maciço 2004 Oceano Índico sismo, o que desencadeou um tsunami que devastou grande parte da costa ocidental da região, incluindo a parte do capital de Banda Aceh.

Histórico

As provas relativas à entrada inicial e subsequente criação do Islão é fina e inconclusivos, no entanto, pensa-se que foi graças à Aceh região. Quando Veneziano viajante Marco Polo passou por Sumatra em seu caminho de casa da China, em 1292 ele descobriu que Perlak era um muçulmano, enquanto cidade vizinha 'Basma (n)' e 'Samara', não foram. 'Basma (n)' e 'Samara' são muitas vezes dito ser Pasai e Samudra (nos dias de hoje Syamtalira), mas a prova é inconclusivo.
Até o início do século XIX, Aceh tinha se tornado uma potência cada vez mais influente devido à sua localização estratégica para o controle do comércio regional.
Na década de 1820, foi o produtor de mais de metade do mundo fornecimento de pimenta preta. O comércio pimenta novas riquezas produzidas para o sultanato, mas também para os governantes de muitos pequenos portos vizinha que tinha sido no âmbito do controle da Aceh, mas já foram capazes de fazer valer mais independência.
Guerra Aceh
O governo colonial neerlandês declarou guerra ao Aceh em 26 de Março de 1873; o aparente imediata para a sua invasão foi acionar os debates entre representantes de Aceh e os E.U. em Singapura durante o início da 1873. Uma expedição ao abrigo do Major-General Köhler foi enviado para fora em 1874, que foi capaz de ocupar a maior parte das zonas costeiras.

Por volta de 1880 o neerlandês estratégia mudou, e em vez de continuar a guerra, eles agora concentrada em áreas defender eles já controladas, que foram principalmente limitada ao capital (modernas Banda Aceh), e da cidade portuária de Ulee Lheue.

Ocupação japonês
Religiosos ulama partido ganhou ascendência para substituir distrito warlords (uleebalang) partido anteriormente colaborando com os holandeses. Concrete bunkers still line the northern-most beaches. Betão bancas ainda a linha norte-mais praias.

Independência Indonésia
Após a II Guerra Mundial, a guerra civil eclodiu em 1945 entre distrito warlords partido, apoiando o regresso do governo holandês e religiosas ulama partido, apoiando recém-proclamado Estado Indonésia. Este último partido ganhou, e manteve a zona livre durante a Guerra da Independência indonésio.
A guerra civil religiosa ulama colocar o dirigente partidário, Daud Bereueh, como governador militar de Aceh.

Rebelião Islâmica
Após a transferência de autoridade do Governo neerlandês de Estado indonésio, em 1949, Aceh foi reunida a vizinha província de Sumatra do Norte, levando ao ressentimento de muitos Acehnese devido às muitas diferenças étnicas-entre eles e os maioritariamente cristão Batak pessoas que dominam Sumatra do Norte. Esse ressentimento resultou em uma rebelião em 1953, sob a bandeira do Estado Islâmico (Darul Islam), liderada por Bereueh Daud. Pôr estabelece a rebelião levou anos para ser concluído.
Em 1959 o Governo indonésio rendeu, em parte Aceh e deu um "território especiais" (daerah istimewa) status, dando-lhe um maior grau de autonomia por parte do Governo central em Jacarta do que a maioria das outras regiões da Indonésia tem. Por exemplo, o governo regional tem competência para construir um sistema jurídico independente do governo nacional. Em 2003, uma forma de Sharia, ou lei islâmica, foi formalmente introduzido em Aceh. Em 1963, Daud Bereueh assinaram um acordo de paz, marcando o fim da Insurreição Islâmica.

Movimento Aceh Livre

Durante a década de 1970, ao abrigo do acordo com o governo central indonésio, as empresas americanas de petróleo e gás começou a exploração dos recursos naturais Aceh. Alegada desigualdade na distribuição do lucro entre o governo central eo povo de Aceh induzida Hasan di Tiro, ex-embaixador do Darul Islam, para pedir Independente Aceh.
O movimento teve um pequeno número de seguidores inicialmente, e Hasan di Tiro ele próprio teve de viver no exílio na Suécia. Entretanto, a província seguido Suharto política de desenvolvimento económico e industrialização. Durante a tarde 80 vários incidentes de segurança levou o governo central indonésio a tomar medidas repressivas e de enviar tropas para Aceh. Abuso dos direitos humanos foi galopante para a próxima década, resultando em muitas queixas por parte dos Acehnese indonésio na direção do governo central.
Durante finais dos anos 90, caos em Java e uma ineficácia do governo central deu uma vantagem ao Movimento Aceh Livre, o que resultou na segunda fase da rebelião, desta vez com grande apoio por parte do Achém. Este apoio foi demonstrada durante 2000 o plebiscito em Banda Aceh, que foi assistido por quase meio milhão de pessoas (de quatro milhões de habitantes da província).
O governo central respondeu, em 2001, pela ampliação da autonomia Aceh, dando o seu governo o direito de aplicar a lei sharia em sentido mais lato, o direito de receber investimentos estrangeiros directos. Esta foi uma vez mais acompanhado de medidas repressivas, no entanto e em 2003 iniciou uma ofensiva e um estado de emergência foi proclamada na província. A guerra ainda estava em curso quando o tsunami de 2004 atingiu a província.

Acordo de paz e de primeiras eleições locais
O tsunami 2004 ajudou a desencadear um acordo de paz entre o GAM eo Governo indonésio. Ele chamou muita atenção internacional para o conflito, aniquilados muitos fornecimentos, e matou muitas pessoas de ambos os lados. Esforços anteriores tinham falhado, mas por uma série de razões, incluindo o tsunami, a paz reinou em 2005 após 29 anos de guerra.
O Pós-Suharto da Indonésia e os liberais-reforma democrática período, bem como mudanças no exército indonésio, ajudaram a criar um ambiente mais favorável às conversações de paz. Os papéis dos recém-eleito presidente Susilo Bambang Yudhoyono e o Vice President Jusuf Kalla foram altamente significativos.
Ao mesmo tempo, o GAM liderança passou por mudanças, e os militares indonésios havia argumentado tantos danos infligidos sobre o movimento rebelde que não tinha outra opção senão a negociar com o governo central. as conversações de paz foram facilitados por um Finlândia à base de ONG, Gestão de Crise iniciativa, e liderado pelo ex-Presidente finlandês Martti Ahtisaari. Nos termos do acordo, Aceh iria receber especial autonomia e as tropas governamentais seriam retiradas da província em troca do desarmamento do GAM. As part of the agreement, the European Union dispatched 300 monitors . Como parte do acordo, a União Europeia enviou 300 observadores. A sua missão terminou em 15 de dezembro de 2006, na sequência das eleições locais.
Aceh foi concedida a mais ampla autonomia através de Aceh Governo Legislação cobrindo direitos especiais acordados em 2002, bem como o direito de estabelecer o Acehnese locais dos partidos políticos para representar os seus interesses.
Defensores dos direitos humanos protestaram anterior que as violações dos direitos humanos na província precisava de ser abordadas, porém
Durante as eleições para governador da província, realizada em dezembro de 2006, o ex-GAM e os partidos nacionais participaram.
A eleição foi ganha por Irwandi Yusuf, cuja base de apoio constituída em grande parte por ex-membros GAM.

4 comentários:

Anônimo disse...

veryyyy goooddddd

Anônimo disse...

Para um ACEH Livre. Viva o povo de ACEH !

Anônimo disse...

ACEH tem uma história de independência politica.
hoje existe o movimento ACEH livre.
acho muito interesante o professor falar sobre esses conflitos...
:D

Anônimo disse...

O governo da Indonésia após ter perdido o Timor Leste, percebeu que é necessário negociar, assim através dessa, conseguir a paz e acalmar os movimentos subversivos. A paz só se tornou possível com a conscientização do governo da indonésia.