quarta-feira, 3 de setembro de 2008

FOCO 06 : A ITÁLIA E SEU DUALISMO !

O mapa acima se refere às duas regiões geoeconômicas da Itália, geradora de um Dualismo, e que tem levado a movimentos pela Independência do Norte em relação ao Sul.


Padânia é una denomição geográfica que identifica as regiões do norte da Itália (Vale de Aosta, Piemonte, Ligúria, Lombardia, Trentino-Alto Adige, Vêneto, Friuli-Venezia Giulia e Emília-Romanha), e algumas do centro (Marcas, Toscana e Úmbria), segundo a concepção política do partido de direita Liga Norte, fundado por Umberto Bossi nos anos 1990.
O nome deriva do nome em
latim para o rio Pó, Padus, cuja bacia banha a região.
Em teoria deveria haver mais autonomia (para isso a
Itália deveria se tornar uma república federal). Mais tarde deveria se tornar um Estado independente. Atualmente a Padânia deveria ser uma região com autonomia administrativa, nos moldes das comunidades autônomas da Espanha ou dos estados federais da Alemanha.
Em 1996, na ocasião da Declaração de independência da Padânia, os membros da Liga Norte decidiram que o hino da República Independente da Padânia é a aria "Va, pensiero" da ópera
Nabucco, de Verdi.
Padânia - Deputados da LN anunciam, em maio de 1996, a criação de um governo provisório da "República Independente da Padânia", formada pelas regiões da Lombardia, Piemonte, Vêneto, Emilia-Romana, Ligúria e Vale d'Aosta. No 50º aniversário da República Italiana, em 2 de junho, os separatistas proclamam a independência da Padânia. Entretanto, nas eleições municipais, a LN obtém votação menor que nas eleições gerais de abril, em virtude da identificação de seu líder, Umberto Bossi, com o nazismo. Na eleição de 1997, perde a prefeitura de Milão, seu principal bastião, e se enfraquece ainda mais.


ANÁLISE DA QUESTÃO !

É FATO QUE O NORTE RICO E PRÓSPERO QUE ABRIGA GRANDES EMPRESAS MUNDIAIS NO VALE DO RIO PÓ NÃO AGUENTA MAIS CONVIVER COM O ATRASADO SUL , REDUTO DE MAFIOSOS . ALIÁS O SUL DA ITÁLIA É O BERÇO DA MÁFIA MUNDIAL , BEM ATRASADO EM RELAÇÃO AO NORTE RICO , FUNCIONA APENAS COMO DORMITÓRIO , POIS GRANDE PARTE DOS ITALIANOS DO SUL SUBDESENVOLVIDO TRABALHAM NO NORTE RICO . POR ISSO REINVINDICAM O SEPARATISMO , POIS AÍ A ITÁLIA DO NORTE , DOS LOMBARDOS , SERIA UM PAÍS TOTALMENTE RICO E MELHORARIA A VIDA DE SEU PRÓPRIO POVO SEM TER DE SUSTENTAR O SUL . INTERESSANTE É QUE OS ÍTALO-BRASILEIROS DESCENDEM NA SUA ENORME MAIORIA DO SUL DA ITÁLIA , E ESTAVAM NUM EXCEDENTE POPULACIONAL E COM POUCAS PERPECTIVAS , E COMO TODA REGIÃO DE MIGRANTES , IMPORTOU SUA MÃO -DE-OBRA BARATA AOS MONTES . NÃO SÃO POUCOS OS SITES QUE FALAM DE SEPARATISMO ITALIANO , E É GRANDE A MILITÂNCIA EM TORNO DESSA CAUSA , AÍ OS PAULISTAS QUE TEM O PASSAPORTE ITÁLICO PASSARIAM A TER O PASSAPORTE DA ITÁLIA DO SUL .


NOTÍCIAS RECENTES SOBRE O TEMA !

LÍDER DA LIGA DO NORTE, LEVANTA OS DEDOS PARA ROMA !

Sábado, 23-08-08
Con un gesto vulgar y fumando un puro. Así celebró ayer el ministro de Reformas italiano y líder de la Liga Norte, Umberto Bossi, la «Festa della Padania», en la que todos los años se conmemora «la independencia virtual de Padania», región declarada por Bossi en 1996 «República Federal». No es la primera vez que el político secesionista aparece de esta guisa. Hace un mes, dedicó la misma «peineta» al himno nacional y a Roma, imagen que fue utilizada por Ryanair para una de sus polémicas campañas publicitarias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Viva a Democracia ! Fora a Tirania !

Anônimo disse...

Muito bom a publicação feita sobre o assunto: a divisão da Itália...
apresentado por uma forma muito criativa...
:)

Anônimo disse...

muito curioso em que a Itália pode se dividir em duas parte....
sendo um conflito um pouco menos trabalhado...pois e um pouco menor.
:D