quinta-feira, 4 de setembro de 2008

FOCO 12 : SARDENHA, ITÁLIA !

A Sardenha (Sardigna, Sardinna ou Sardinnia em sardo, Sardegna em italiano, Sardenya em catalão) é uma região autônoma com estatuto especial da Itália meridional com 24090 km² e 1,65 milhão de habitantes, cuja capital é Cagliari. É completamente circundada pelo Mar Mediterrâneo. A Sardenha é uma das duas regiões cujos habitantes foram denominados "popolo" (i.e. uma população distinta) pelo parlamento italiano.
A Sardenha é, em extensão territorial, a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo (a primeira é a Sicília) e a oitava da Europa. Tem, porém, uma notável extensão de linha costeira, tanto que por muito tempo foi considerada a maior ilha do Mediterrâneo.
Situa-se no centro do Mar Mediterrâneo ocidental, entre a
Córsega ao norte (da qual é separada pelo estreito de Bonifacio), o Mar Tirreno a leste, o canal da Sardenha e a Tunísia ao sul, o Mar da Sardenha e as Baleares a oeste.
Seu território é predominantemente montanhoso. O maior maciço montanhoso se encontra na parte centro-oriental da ilha: o
Gennargentu, que culmina na Punta La Marmora (1.834 m). As ilhas mais importantes são: o arquipélago de Maddalena, l'Asinara, San Pietro e Sant'Antioco.

NOTÍCIAS ATUAIS SOBRE O TEMA

CAGLIARI, 29 AGOSTO (ANSA) Um ativista separatista da região da Sardenha, na Itália, decidiu pedir o reconhecimento internacional da ilhota de Malu Entu, na costa oeste, rebatizando-a "República Independente de Malu Entu", e baseando-se no princípio de autodeterminação dos povos sancionado na Carta de San Francisco, firmada pela Organização das Nações Unidas (Onu) em 26 de junho de 1945.

O caminhoneiro Salvatore Meloni, conhecido como Doddore, de 65 anos, já enviou o projeto para a ONU e seus países membros, assim como ao primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. "Para qualquer ação que seja tomada contra nós, contataremos o tribunal internacional de Haia", afirmou Meloni na mensagem para o chefe de Estado italiano. Meloni, que há mais de vinte anos vive a maior parte do tempo na ilha de Malu Entu junto com outros separatistas, fará uma ação civil por usucapião do local, que desde 1972, segundo a advogada de Meloni, Maria Vitalia Anedda, pertence à empresa napoletana "Turistica Cabras srl". Em entrevista à revista italiana Panorama, o separatista acrescenta: "Até 2009, planejamos um referendo pela independência da Sardenha, com patrocínio da ONU". Desde julho de 1974 na ilha de 81 hectares, os separatistas ocupam o território como verdadeiros proprietários, cuidando seja da limpeza como da manutenção da área marítima destinada à proteção ambiental, ao norte da ilha. "Existem as bases para reivindicar usucapião", acrescenta a advogada, "porque se trata de um processo pacifico, contínuo e não interrompido por 20 anos".

Um comentário:

ISAIAS REGIS disse...

Ola

Interessante como se luta pelos direitos, embasado em principios legais, porem, fazenod frente a questoes prontas e constituidas pelas estruturas sociais. Isto demonstra que um povo com cultura forte sabe o seu lugar e os porques de si e do contexto. Parabéns

Aproveitando, em 1836 alguns italianos vieram de Saregna na Italia para Santa Catarina, num navio que nao se encontra registro. Alguem sabe como encontrar este navio e os tripulantes?

Isaias Regis
isaias.regis@hotmail.com