quarta-feira, 11 de março de 2009

GUERRA DA CORÉIA

MAPA DA GUERRA DAS CORÉIAS !


A PENÍNSULA COREANA ATUALMENTE!
ESTE CONFLITO AINDA É LATENTE, MAS CARECE DE AÇÕES REGIONAIS E INTERNACIONAIS !
Rússia e China pedem calma na península da Coreia
11 de Março de 2009, Por Guy Faulconbridge
MOSCOU (Reuters) - Rússia e China manifestaram na quarta-feira preocupação com a crescente tensão na península da Coreia, depois que a Coreia do Norte alertou que o eventual abate de um míssil de longo alcance que o país pretende testar será encarado como um ato de guerra.
Pyongyang disse na segunda-feira que colocou suas Forças Armadas em prontidão total, em resposta ao início dos exercícios militares anuais conjuntos que envolvem EUA e Coreia do Sul.
O regime comunista confirmou também que pretende testar o seu míssil Taepodong-2, supostamente capaz de atingir o Alasca (EUA), e alertou contra qualquer tentativa de derrubá-lo. Esse míssil nunca foi testado com sucesso.
"Ambos os lados manifestaram preocupação com a piora da situação na península coreana", disse a chancelaria russa em nota depois de um encontro entre os chanceleres Sergei Lavrov (Rússia) e Yang Jiechi (China), na terça-feira.
Os ministros pediram que os envolvidos "demonstrem moderação e compostura, e evitem quaisquer ações que possam abalar a segurança e a estabilidade na região."
As prolongadas negociações pluripartites sobre o programa nuclear norte-coreano estão atualmente paralisadas. EUA, China, Japão, Rússia e Coreia do Sul haviam oferecido ajuda energética a Pyongyang em troca do seu desarmamento nuclear, mas o processo está emperrado devido à recusa norte-coreana em permitir que amostras atômicas sejam levadas ao exterior para testes.
Moscou e Pequim são cruciais nos esforços diplomáticos para conter o programa nuclear norte-coreano, já que mantêm ligações mais estreitas com Pyongyang do que os outros participantes do processo.
"Rússia e China querem que todas as questões contenciosas sejam resolvidas pacificamente por meios políticos e diplomáticos, via consultas e negociações", disse a nota da chancelaria russa.
A Coreia do Norte ameaça repetidamente nas últimas semanas reduzir a Coreia do Sul a cinzas, numa reação irada à decisão de Seul de condicionar o envio de ajuda econômica ao desarmamento nuclear do Norte.
Pyongyang diz estar preparando o lançamento de um satélite, que seria parte legítima de um programa espacial pacífico. Sanções da ONU impedem o país comunista de testar mísseis balísticos.

Um comentário:

Anônimo disse...

QUE BOM Q EH PÇOSSIVEL ENCONTRAR BLOGS Q POSTEM CONTEUDOS COMO ESSE, FOI MT BOM PARA O MEU TRABALHO, OBG