terça-feira, 10 de março de 2009

FOCO 29: 50 ANOS DA OCUPAÇÃO TIBETANOS PELA CHINA COMUNISTA !

MAPA DA REGIÃO DO TIBET, OCUPADA PELA CHINA, HOJE, 50 ANOS DEPOIS !



50- ANOS DEPOIS, OS TIBETANOS AINDA LUTAM POR SUAS TERRAS, SUA CULTURA, SUAS VIDAS, QUE FORAM CEIFADAS PELA CHINA COMUNISTA !

VERSÃO DOS JORNAIS MUNDIAIS
Nova Délhi/Katmandu, 10 mar (EFE).- Centenas de tibetanos fizeram manifestações hoje na Índia e no Nepal contra a ocupação chinesa do Tibete, por ocasião dos 50 anos da fracassada revolta na região que levou várias autoridades, incluindo o dalai lama, ao exílio.
Em Nova Délhi, os manifestantes levavam bandeiras e cartazes por um "Tibete livre", assim como de agradecimento à Índia por tê-los amparado, e marcharam durante seis quilômetros pelo centro da cidade."Pedimos à China que pare o genocídio cultural no Tibete.
Tentam fazer os tibetanos desaparecer deste planeta e não vamos aceitar isso. Somos contra qualquer política chinesa e pedimos a seu Governo que deixem o Tibete", disse à Agência Efe o porta-voz do Congresso Tibetano da Juventude, Penpa Tsering.
Já os tibetanos exilados no Nepal protagonizaram hoje protestos em Katmandu e participaram de uma prece por ocasião do aniversário da fracassada revolta tibetana contra Pequim.
As autoridades nepalesas negaram que tenham havido detenções, mas testemunhas consultados pela Efe disseram que muitos dos tibetanos foram levados em furgões policiais a uma delegacia, e depois postos em liberdade.
Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra Pequim e levavam bandeiras tibetanas.

VERSÃO CHINESA DA OCUPAÇÃO.
Reforma democrática do Tibete avançou nos últimos 50 anos
Em 2009, a reforma democrática completa 50 anos no Tibete, com muitos avanços - desenvolvimento econômico, união nacional e população alegre.
Os servos do velho Tibete ocuparam mais de 90% da população. A reforma democrática fez com que os servos se tornassem os donos do país. Nos últimos 50 anos, a região sofreu grandes mudanças em diversas áreas. O PIB regional atingiu, em 2007, 34 bilhões de yuans, aumentando 59 vezes em comparação com o 1959. A ferrovia Qinghai-Tibete trouxe grandes oportunidades para o turismo regional. Atualmente, o turismo é uma grande indústria pilar do Tibete.
Os êxitos obtidos nos últimos 50 anos pelo Tibete demonstram que a reforma democrática assentou uma base sólida para o desenvolvimento tibetano.

Nenhum comentário: