terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

FOCO 03 : EX-IUGOSLÁVIA E INDEPENDÊNCIA DE KOSOVO !

Mais e mais notícias sobre a Independência de Kosovo !
Sérvia afirma que independência do Kosovo "é ilegal"
Da EFE
Tamanho da letra
Belgrado, 17 fev (EFE).- O Governo da Sérvia reiterou hoje sua rejeição à proclamação unilateral da independência do Kosovo há exatamente um ano e a continua considerando ilegal.
O primeiro-ministro da Sérvia, Mirko Cvetkovic, declarou que a Sérvia "não reconhecerá nunca os atos ilegais" da cúpula albano-kosovar, ou seja, a proclamação da soberania do Kosovo.
"O Governo da Sérvia afirma que o mais importante assunto estatal e nacional se solucione em conformidade com o direito internacional", declarou o primeiro-ministro em comunicado.
Afirmou que Belgrado não aceitará "as intenções (dos albano-kosovares) de criar um Estado virtual em território da Sérvia".
Cvetkovic recordou a iniciativa diplomática da Sérvia para que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) se pronuncie sobre a legalidade da autoproclamada independência do Kosovo e as tentativas de impedir novos reconhecimentos desta soberania.
Ao mesmo tempo, afirmou que a Sérvia investe "recursos significativos" para melhorar a situação econômica da população sérvia no Kosovo e "abrir uma perspectiva para sua permanência" ali. "Devemos criar as condições para que retornem para suas casas e propriedades mais de 200 mil expulsos. O Estado (sérvio) ajudará de todas as formas legítimas para que lhes sejam devolvidas suas casas e outras propriedades usurpadas, e sejam reconstruídos seus lares destruídos", declarou.
Calcula-se que desde 1999, cerca de dois terços dos sérvios que viviam no Kosovo tenham abandonado esta região diante do assédio albanês.
Os mais de 100 mil servo-kosovares que permanecem na região, concentrados no norte e em vários enclaves isolados do interior kosovar, denunciaram a falta de liberdade de movimentos e outros direitos. "Esta injustiça histórica deve ser corrigida para que no Kosovo as pessoas possam viver sem temores e gozar de todos os direitos em conformidade com as normas civilizadas", declarou Cvetkovic.
Também hoje em Belgrado, o presidente sérvio, Boris Tadic, que se reuniu com a equipe de analistas que representam a Sérvia perante a CIJ, reiterou que o "Kosovo não é um Estado, um ano após a proclamação unilateral e ilegal da independência".
"Continuamos firmemente determinados a defender nossos direitos legítimos, em nosso território, com os meios legais e diplomáticos, e não pela força. Respeitando o direito internacional, a Sérvia defenderá seus interesses legítimos e sua integridade no Kosovo no terreno do direito, perante a CIJ", declarou o presidente.
Com sua iniciativa ante a CIJ, Belgrado quer deter os reconhecimentos do Kosovo de outros países até que esta corte se pronuncie sobre a legalidade da independência. EFE

domingo, 8 de fevereiro de 2009

FOCO 32: TENSÕES E CONFLITOS ENTRE ÁRABES E JUDEUS : O MASSACRE DE GAZA !

Este blog tem o objetivo de mostrar as TENSÕES E CONFLITOS presentes em várias partes do Mundo. Isso não quer dizer, que acredito que só os conflitos são a solução para os massacres que a gente fica sabendo, onde inocentes civís, crianças, jovens e idosos são violentados em nome de que, ou de quem ?
Intolerância, ódio, interesses econômicos... e outros mais...

Neste intuito, trago um texto de um professor da UNICAMP, que faz sua pregação em prol da PAZ, que eu acredito ser uma possibilidade, se todos fizerem sua parte. Depois Comento.


EIS O TEXTO

Os ataques de Israel podem ser qualificados, sem medo de errar, de massacre". A constatação é de Marcos Nobre, professor de filosofia na Unicamp, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 06-01-2009.
Eis o artigo.
É preciso tomar posição nos conflitos no Oriente Médio. Mas qual? E, sobretudo, como? A única coisa de certo no momento é que Israel tem de ser obrigado a parar sua ofensiva militar.
Se o objetivo for a guerra, basta tomar posição por um dos lados.

Mas e se o objetivo for a paz, e não derrotar um inimigo?
Os ataques de Israel podem ser qualificados, sem medo de errar, de massacre. (Em vista das barbaridades perpetradas na história, no século XX em particular, a expressão "genocídio" deveria ser utilizada com muito critério). Mas é fato também que o Hamas tem por objetivo a destruição de Israel, e não a convivência entre dois países soberanos. Há uma aliança perversa entre os que desejam aniquilar o outro dos dois lados, o que, na prática, garante uma guerra até o fim dos tempos.
É verdade que Israel saiu de Gaza. Mas estrangulou o governo local do Hamas em todos os sentidos, de modo que atacar Israel parece mais um último recurso desesperado. Como os ataques são frequentes dos dois lados, é difícil dizer quem atacou primeiro. Seja como for, com o ataque, Israel passou a ter então o legítimo direito de se defender. Mas, em lugar de se defender, aproveitou para lançar uma ofensiva. Na situação atual, qualquer perspectiva de paz parece enterrada por um bom tempo. Israel passou décadas tentando influenciar a política palestina de maneira a fazer surgir um líder moderado e confiável. Quando finalmente conseguiu - com Mahmoud Abbas -, suas ações levaram à divisão da Palestina em duas e à desmoralização completa de Abbas.
Em um quadro como esse, a única maneira de resistir à guerra é defender um pacifismo radical, sem tomar posição prévia por nenhum lado. Toda e qualquer ação que tenha consequências bélicas deve ser condenada, independentemente de que lado venha.
Se Israel impede o funcionamento do governo do Hamas em Gaza, se o Hamas se nega a reconhecer o direito de existência a Israel, se Israel se recusa a reconhecer o governo do Hamas como legítimo, se o Hamas ataca militarmente Israel, em todos esses casos, ambos os lados devem ser condenados da mesma maneira.
Isso não significa dizer que há equilíbrio entre as forças. É patente a superioridade de Israel em termos de aparato estatal e de poderio militar. Um ato bélico praticado por Israel é certamente mais destrutivo do que um praticado pelo Hamas. Mas, em um estado de guerra, a pior ilusão é a de achar que a paz só pode ser buscada depois de alcançado um equilíbrio de forças. É o ingrediente mais poderoso para a continuidade da própria guerra.

COMENTO

Concordo que o maior obstáculo à PAZ duradoura na região de Gaza, e na causa Palestina, com Israel, está exatamente na intolerância, prepotência de um estado que insiste em não reconhecer um grupo como defensor legítimo de um povo... e um grupo, que não reconhece a presença de Israel...

As práticas da intolerância, por parte dos dois, neste caso, Israel e Hamas, só tendem a continuar os massacres de inocentes, pessoas que em nada pediram para estar neste conflito absurdo, ridículo...

e com isso, só há uma chance a Paz:

O Desarme da intolerância, ódio,

e quando um dos dois povos, se reconhecerem mutuamente,

assim, estarão tendo suas fronteiras aceitas, suas identidades preservadas, e a PAZ, não será apenas sonhos...

mas realidade...
Simples, não ?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ESTOU CHEGANDO...

DEPOIS DE MUITAS ANDANÇAS, CAMINHADAS, Corridas, alegria, alegria, "...ESTOU DE VOLTA PRO MEU ACONCHEGO... TRAZENDO NA MALA BASTANTE SAUDADE..."
Em 2009, estarei dando enfoque a todas as notícias que forem importantes para informar com consistência e equilíbrio.
Sei que em 2008 fui de tudo um pouco, pois busquei dar informações sobre conflitos atuais, me coloquei contra certas situações, torci por outras, fui eu mesmo, ou seja, sempre me posicionando, ou, em outras situações, ficando na minha, deixando as coisas rolar, ler, me informar e expor idéias maduras sobre os termas mais atuais.
Em 2009, continuarei, a partir de domingo próximo, a selecionar, desde JANEIRO passado, os conflitos mais importantes deste ano de 2009, e espero continuar tendo sua leitura, e suas críticas sobre tudo que estarei publicando.
Um de meus Objetivos será informar sobre todos os conflitos que em 2009 estarão na mídia, e com mais detalhes sobre todos eles, continuando esta busca contínua em fazer você leitor informado sobre os porques de cada um deles.
Então, aguardem, DOMINGO SERÁ O DIA !