quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

HÁ CHANCES PARA A PAZ, EM UM MUNDO MARCADO POR TENSÕES E CONFLITOS !

A PAZ FOI MAIS UMA VEZ ATINGINA, PELA INTRASIGÊNCIA E ÓDIO, E PELO DESCOMPROMISSO COM A DIGNIDADE HUMANA !
VAMOS DAR UMA CHANCE À PAZ !
Acima o mapa dos CONFLITOS ENTRE JUDEUS E PALESTINOS !
Faço minha ÚLTIMA PUBLICAÇÃO de 2008,

DESEJANDO E APELANDO: PAZ NO MUNDO !

Meus desejos podem não ser nada, SE IMAGENS ACIMA continuarem a ser manchetes na internet e em jornais !


Prédio destruído em Gaza !

Olá galera deste Blog !

Gostaria IMENSAMENTE de finalizar minhas publicações em 2008, com UM APELO À PAZ !

A PAZ, SÓ ELA PODERÁ FAZER DOS HOMENS, SERES DE FATO HUMANOS !

DÊ CHANCE À PAZ !

BUSQUE A PAZ !


CONFRATERNIZE E GERE A PAZ !

MAS, ainda quero registrar que neste final de Ano, os CONFLITOS CONTINUAM, pois tem líderes, povos, nações, estados, grupos que NÃO DESEJAM A PAZ !

POR ISSO, NESTA PUBLICAÇÃO VOU TRAZER DUAS IMAGENS:

AQUELAS, O PALCO DO CONFLITO DO MOMENTO: FAIXA DE GAZA, ONDE MÍSSEIS ATACAM E MATAM !

E AQUELA O SÍMBOLO UNIVERSAL DA PAZ : EXTRAPOLA COMENTÁRIOS !


BOAS FESTAS ! FELIZ 2009 !

ATÉ FEVEREIRO ! COM NOVIDADES !

domingo, 28 de dezembro de 2008

FOCO 27 : A REGIÃO "EXPLOSIVA" DA CAXEMIRA !

P Mais um Conflito pode aparecer neste final de 2008: Índia e Paquistão em conflitos pela região da Caxemira.
EUA fazem apelo por fim de tensões entre Índia e Paquistão, 28/12/08 - BBC
Ataques em Mumbai e cidades paquistanesas elevaram tensão
Os Estados Unidos pediram à Índia e ao Paquistão que evitem um aumento desnecessário da tensão em meio a notícias da movimentação de tropas na fronteira entre os dois países.
O porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, pediu em Washington que os dois países “evitem adotar medidas que resultem em um aumento de tensão neste momento já tenso”.
Um representante do governo paquistanês disse na sexta-feira que tropas do país foram remanejadas, deixando áreas na fronteira com o Afeganistão.
De acordo com a correspondente da BBC no Paquistão, Barbara Plett, o representante não revelou para onde as tropas foram enviadas, mas a imprensa do país informou que os soldados foram enviados para posições na fronteira com a Índia.
As medidas foram anunciadas no mesmo dia em que o Ministério do Exterior da Índia orientou os cidadãos do país a não viajarem ao Paquistão, alegando que isso é “perigoso”.
O Ministério informou ter recebido informações de que indianos passaram a ser detidos no Paquistão depois de atentados ocorridos nos últimos dias nas cidades paquistaneses da Lahore e Multan. Em Lahore, na quarta-feira, pelo menos uma mulher morreu e quatro pessoas ficaram feridas em um atentado.
Mumbai
A tensão entre os dois países, que já se enfrentaram em duas guerras, voltou a aumentar em novembro, depois dos ataques extremistas que mataram mais de 170 pessoas na cidade indiana de Mumbai. A Índia diz que um grupo militante baseado na Caxemira sob controle do Paquistão está por trás dos ataques e que o governo paquistanês adotou apenas medidas superficiais contra a organização, chamada Lashkar-e-Taiba.
O Paquistão, por sua vez, diz que a Índia não forneceu provas suficientes para justificar uma ação mais rigorosa do país contra supostos militantes que atuam em território paquistanês.
Barbara Plett afirmou que o governo em Islamabad teme agora que a Índia lance ataques aéreos em locais do Paquistão onde suspeita que funcionem campos de treinamento de extremistas.
O porta-voz da Casa Branca disse que o governo americano se mantém em contato com ambos os países "para pedir uma maior cooperação na investigação dos ataques em Mumbai e no combate ao terrorismo de maneira geral".

FOCO 32: TENSÕES E CONFLITOS ENTRE ÁRABES E JUDEUS !

Local dos Conflitos entre Israel e Palestino, está na Faixa de Gaza, destacada no mapa acima.
Imagens de todos os tipos tentam ilustrar os horrores de mais um conflito nesta região do Oriente Médio.
Mísseis atingem bairros residenciais em Gaza, destruindo tudo... ceifando inocentes e 'supostos' terroristas...
De Novo vem à tona os conflitos entre Israel (Judeus) e Palestinos (Árabes), na região de gaza, território controlado pelo grupo Hamas, que se opõe a existência de Israel.
Ataques israelenses na Faixa de Gaza
Israel lançou uma onda de ataques aéreos na Faixa de Gaza, supostamente dirigidos contra líderes e militantes do grupo palestino islâmico Hamas.
Israel diz que a ação militar - que pode ser estendida por terra - seria uma forma de tentar acabar de vez com os constantes ataques de foguetes promovidos por militantes palestinos contra vilarejos no sul de Israel.
As lideranças palestinas dizem que os ataques são um "massacre".
Entre as mais de 270 vítimas estariam, segundo médicos palestinos, mulheres e crianças.
O Hamas prometeu vingança e, apesar dos vários apelos da comunidade internacional pedindo contenção e o fim da violência na região, os sinais são de que a situação pode se agravar ainda mais nos próximos dias.
Entre os próprios palestinos há quem acuse o Hamas de ter provocado a ação militar israelense. Mas muitos lembram que o Hamas nunca teve chance de oferecer um padrão de vida digno à população da Faixa de Gaza, onde a grande maioria sofre pela escassez de alimentos e combustível resultante do bloqueio imposto por Israel ao território palestino.
ANÁLISE DO FOCO !
Marcos Guterman, do estadao.com.br
SÃO PAULO - As imagens dos feridos e mortos nos bombardeios israelenses a Gaza mostram sofrimento e dor de civis, mas a mensagem subjacente é outra: o Hamas foi longe demais e está fazendo seus seguidores pagarem o preço de sua visão distorcida do mundo.
Há semanas o grupo terrorista que governa Gaza ataca impiedosamente áreas civis em cidades israelenses na fronteira com o território. A administração de Israel, em razão de seus compromissos diplomáticos com os palestinos, assumidos com o aval dos EUA e de outras potências, vinha evitando uma ação de maior envergadura para conter esses bombardeios. Mas a pressão interna para agir chegou a níveis críticos, e Israel decidiu fazer o que qualquer país do mundo faria: contra-atacar. A questão agora é saber até onde vai a escalada do conflito.
O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, já sugeriu que a invasão e a reocupação de Gaza estão sendo cogitadas de modo bastante sério. Há enorme controvérsia entre os israelenses sobre se esse tipo de manobra seria oportuna e factível, mas o certo é que não seria surpresa ver os tanques israelenses cruzando a fronteira. O atual governo de Israel, que carece de estadistas, tem se mostrado muito permeável à opinião pública interna, e isso pode acabar levando a decisões intempestivas. Seja como for, Barak e outros ministros já estão fazendo intensos contatos diplomáticos para obter apoio internacional. É, parece, questão de tempo.
Do lado do Hamas, a opção por fustigar Israel coroa uma série de erros cometidos pelo grupo, sobretudo na arena internacional. Sua intransigência, motivada por uma interpretação equivocada do cenário, acabou por acentuar seu isolamento. Apenas Síria e Irã lhe dão apoio explícito. Disso resulta que o cerco feito por Israel a Gaza não tem provocado reações contundentes de censura, salvo as de praxe.
Entre os palestinos, cresce a sensação de que o Hamas trocou os pés pelas mãos e ameaça arruinar o pouco de civilização que resta em Gaza. Há inclusive denúncias de que o grupo dá apenas a seus militantes a ajuda humanitária que deveria ser distribuída a todos. Desse modo, a popularidade do Hamas está rapidamente se transformando em desgosto. Para a sorte do grupo, porém, o ódio a Israel é ainda maior, o que deve lhe dar ainda um pouco mais de combustível para continuar errando.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

FOCO 44: CONFLITOS NO SUDÃO : DARFUR URGENTE !

CARTUM (Reuters) - Cerca de 250 pessoas morreram em ataques separados no sul de Darfur na última semana, informaram forças de paz nesta segunda-feira.
Grande parte dos conflitos entre as tribos de Darfur tem suas raízes no controle de território e outras direitos tradicionais.
Mas fontes da Organização das Nações Unidas (ONU) disseram que as relações entre as tribos ficaram mais tensas após o conflito em Darfur em 2003, quando rebeldes não-árabes se armaram contra o governo, acusando Cartum de negligenciar a região.
Ativistas acusam o governo do Sudão de tentar armar grupos de algumas tribos envolvidas no conflito, comprando sua lealdade, para usá-los em uma ofensiva contra rebeldes.
A missão de paz conjunta da ONU e União Africana (Unamid) informou que mais de 100 pessoas morreram em um contínuo conflito entre dois grupos da tribo Gimir, perto do vilarejo do Saysban, no sul de Darfur.
A força de manutenção da paz acrescentou que entre 70 e 150 mortes foram registradas em um ataque à tribo árabe Habbaniya na última quinta-feira.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

TODOS OS CONFLITOS PODEM SER RESOLVIDOS!

OSLO (AFP) — O mediador Martti Ahtisaari, vencedor do Prêmio Nobel 2008, disse nesta quarta-feira que todos os conflitos podem ser solucionados, e fez um apelo ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para que se esforce para trazer paz para o Oriente Médio.
"Todos os conflitos podem ser solucionados, e não há desculpas para permitir que eles se tornem eternos", afirmou Ahtisaari na cerimônia de entrega do Nobel, em Oslo.
Ao longo dos últimos 30 anos, o ex-presidente finlandês ajudou a resolver conflitos em lugares problemáticos como Indonésia, Namíbia, Irlanda do Norte e os Bálcãs.
Em seu discurso, Ahtisaari destacou a necessidade de solucionar um dos conflitos mais longos e violentos do planeta, pedindo ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que dê prioridade a um acordo de paz no Oriente Médio.
"Espero que o novo presidente dos Estados Unidos, que tomará posse no próximo mês, dê alta prioridade ao conflito no Oriente Médio durante seu primeiro ano no cargo", disse o diplomata de carreira, de 71 anos.
Ahtisaari insistiu que, para alcançar a paz no Oriente Médio, uma nova perspectiva será necessária.
Além dos Estados Unidos, a União Européia, a Rússia e as Nações Unidas devem se envolver na negociação de um acordo, que deve ser amplo o suficiente para incluir "de Israel e Palestina a Iraque e Irã".
"Se quisermos alcançar resultados duradouros, devemos olhar para toda a região", afirmou, ressaltando que "não podemos simplesmente continuar, ano após ano, fingindo que estamos fazendo alguma coisa para ajudar a situação no Oriente Médio. Precisamos conseguir resultados também".
Na Europa, o ex-presidente finlandês teve papel fundamental no fim das hostilidades entre a Sérvia e sua então província separatista do Kosovo. Entre 2005 e 2007, tentou em vão conseguir um acordo entre Belgrado e Pristina.
Na terça-feira Ahtisaari disse em Oslo que a independência do Kosovo era "irreversível".
O ponto alto de sua carreira, no entanto, foi sua participação no conflito na Namíbia como enviado especial da ONU, quando ajudou a orientar o país na direção de uma independência pacífica em 1990 depois de mais de uma década de negociações.
O diretor do comitê do Prêmio Nobel, Ole Danbolt Mjoes, lembrou nesta quarta-feira que Ahtisaari recebeu o apelido de "parteira da Namíbia", devido à grande quantidade de crianças do país batizadas em sua homenagem.
"É simplesmente inaceitável que conflitos violentos fiquem sem solução por décadas, causando imenso sofrimento humano e impedindo o desenvolvimento econômico e social", concluiu Ahtisaari em seu discurso.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

FOCO 01: QUESTÃO PAÍS BASCO : PRISÃO DE LÍDER DO ETA !

PARIS - A França anunciou nesta segunda-feira, 8, a prisão de três membros do grupo separatista basco ETA, incluindo um homem que é apontado como novo líder militar da organização. "A ministra do Interior Michele Alliot-Marie parabeniza a polícia pela prisão, próximo a Bagneres-de-Bigorre, de três membros da organização terrorista basca ETA, incluindo um que já foi identificado como 'Balak', que presume-se que seja o sucessor de 'Txeroki'", informou o Ministério do Interior francês em comunicado.
Os outros dois supostos integrantes do grupo presos são Eneko Zarrabeitia e Asier Borrero, segundo a imprensa francesa, que especificou que as detenções ocorreram por volta de 18h (15h de Brasília). Em nota, a ministra francesa expressou grande satisfação "com estas novas detenções que demonstram, mais uma vez, o firme compromisso dos serviços da polícia e da Gendarmaria francesas na luta contra o terrorismo basco."
As prisões aconteceram após o atentado fatal em 3 de dezembro a um empresário de 71 anos na cidade basca de Azpeitia, pelo qual o governo espanhol responsabiliza o ETA. Autoridades espanholas disseram que o grupo foi reduzido a um número relativamente pequeno de militantes. No entanto, eles continuam promovendo ataques a bomba regularmente.
O ETA é considerado uma organização terrorista pela União Européia e pelos Estados Unidos. Começou a luta armada em 1968, exigindo um país basco independente no norte da Espanha e sudoeste da França. Desde então matou mais de 800 pessoas, na maioria em território espanhol.
O grupo declarou um cessar-fogo unilateral em março de 2006 e começou negociações de paz com o governo do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero. Porém, não houve acordo e em dezembro de 2006 o ETA detonou um carro-bomba no aeroporto de Barajas, em Madri, matando duas pessoas.